segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Cara da Derrota

De acordo com Houaiss:
Derrota
: 1- perda de uma batalha, uma guerra. <- vitória; 2- revés (em, negócio, amor, etc.) <- sucesso; 3- derrubada do poder; queda ,d. de ministro. <- nomeação; 4- B infrm. acontecimento desventurado, doloroso; calamidade <- FELICIDADE

Não pare de ler agora, só porque um dicionário e eu estamos pregando a palavra que começamos o texto. Sei que derrota não parece fácil, mas vou mostrar que é bem melhor do que soa.

Período de Copa do Mundo, o mundo se vira para a Copa do Mundo. Ah, pode ser redundante, mas vou continuar. Minha intenção é dizer que eu não tô dando a mínima, nem um poquinho, pra isso. Sério. É uma coisa linda, o mundo tá juntinho, as armas estão abaixadas e as TVs ligadinhas. Ninguém quer ouvir falar em "derrota". Você quer? Acho que não!

Mas só numa coisa consigo pensar: na minha "cara da derrota". Pode rir. Minha cara de der-ro-ta! Nunca estive tão mal, mas tô feliz por isso. "HAHAHAHA!", pode rir de mim. Ninguém, no planeta Terra, que seja normal, diria algo assim. Mas eu digo. Daqui a 10 anos posso me pegar lendo esse post e rindo dele trambém, quem sabe. Deixe-me prosseguir.

Dia 12, saí com quatro amigos. Vou listar aqui não, nem preciso, na verdade. Acho que eles vão ler (ou não). 5 doidos, na rua, frio rachando a cuca, Dia dos Namorados. Nisso, descobri uma coisa: sou a pessoa mais romântica do mundo! Ah, eu sei, um exagero isso. Mas confesso que dia 12/06, quase 13, descobri, quando o grande acontecimento se deu. Por isso minha "cara da derrota".

Eu não sei bem o que seria o grande acontecimento, mas sei que me deixa estranha, feliz e muito triste. E com "cara da derrota". Eu sorria como se fosse uma criança, acabando de ganhar um presente de Natal. Coração na mão, tudo de um jeito só. A derrota te leva num lugar aonde você não conhece e te faz tão mal, que você chega a ficar bem. É estranho!

A "cara da derrota" me fez bem. Ontem, eu só pensava na derrota. As passadas, as que virão e a que está em andamento. As pessoas têm a concepção ruim de derrota, mas eu não concordo- qual a graça de estar SEMPRE de pé, com um sorrisão no rosto?

Eu não sei o que dizer, não muito bem, mas vou voltar aos meus amigos, lá em cima, e citar todos: Renato, Stephany, Larissa e Mariana- que bom eu estava com vocês, quando descobri a cara da derrota! Se eu estivesse sozinha, eu não saberia que é tão bom ser derrotada e rir ao mesmo tempo. Sim, ri com eles, porque era dia 12/06 e estávamos rondando a cidade e mostrando o quanto não éramos apaixonados. Não só amor carnal, mas amor pela vida e tudo que cerca esta. Suspiros, músicas, pessoas.. Estávamos "pro mal"!

Não vou demorar mais, você que está lendo deve estar, no mínimo, com raiva da derrota e como ela pode , mais tarde, fazer bem pra pele, gerar um post e blá, blá, blá. E o que descobri sobre romantismo também. Como debochei dos românticos e escarneci daqueles que estavam apaixonados. E eu descobri que estou derrotada. Ri muito. Mas melhora, aposto!

Sério! Depois da derrota, vem o que mesmo? Vá lá no significado da palavra "Derrota" e veja o que destaquei: FELICIDADE! Porque depois de toda maré braba, tem calmaria no mar. Eu acho. Pelo menos, pensando assim, a derrota fica mais "positiva".

Então, eu tô torcendo pro Brasil vencer a Copa, claro. Mas não tô muito "ligada na telinha" não. Talvez assista o jogo amanhã, mas a derrota, ah...essa tá "me fazendo pensar em mim mesma". E se afinal de contas, alguém nos derrotar, pense: "Depois vem a vitória, a felicidade, a calmaria, o sorriso com prazer e as mãos levantadas!". Se o texto ficou muito subjetivo, me desculpe- estou "derrotada" mesmo!

Beijos para os derrotados. E para os felizardos também. Eu não seria tão exclusivista!
;)

Paula Bruce (Que está a "cara da derrota", até agora!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário